Visão do Ministério com crianças

Visão do Ministério com crianças

Uma vontade, um desejo, uma solidariedade ou a vontade de Deus? Acompanhando hoje mais de perto o ministério infantil da minha igreja local, pude observar que “cuidar” das crianças no período de culto não é somente um “passa tempo”, mas que podemos fazer mais por esses pequeninos. Mesmo aqueles que tem os pais cristãos precisam ser ministrados e acompanhados mais de perto. Principalmente nesta nossa correria do dia a dia não temos tempo nem para nós mesmo, o que dirá discipular o seu filho em casa. Não que os pais se isentam da responsabilidade de ministrar e acompanhar seus filhos, mas o que quero dizer é sobre a importância da igreja em se preocupar e fazer algo, desde o berçario. Embora muitos pensam que eles não entendem nada, isso é pura ignorância, porque na verdade eles estão muito atentos em tudo que ocorre ao redor deles, e tudo aquilo que for aplicado, ensinado naquelas horas que eles ficam ali sobre o seu cuidado, será de grande valor, para a vida espiritual desde bebê. A Bíblia fala sobre ensinar seus filhos, desde pequenos, pq mesmo com o passar do tempo não se desviará dele (Pv 22:6).

E a palavra de Deus é sempre objetiva, não tem meio termo, instruir a criança, esta é a nossa tarefa, é a tarefa da igreja. A sete anos trabalhando aqui na missão AMME Evangelizar, ainda vejo quantas igrejas tem à dificuldade na evangelização infantil. Acha que é só entregar um livro “planfletar” e dar um doce talvez, mas não é isso que diz na palavra de Deus. Instruir é ensinar, informar, esclarecer, quando a AMME iniciou o seu trabalho com a literatura para crianças, ela o fez com o intuito de um estudo, um discipulado, para a crinça entender, e haver mudança de vida e principalmente a conversão. Trabalhar com crianças requer a plena consciência de que estamos não só influenciando vidas, mas ajudando a formá-las. Um trabalho compromissado requer:

– pastoreio;
– aconselhamento pastoral, principalmente para crianças que vivem situações de crise;
– ensino bíblico;
– discipulado;
– evangelismo infantil em locais públicos, igrejas, parques, hospitais, orfanatos e presídios (crianças que vão para visita);
– desenvolvimento dos dons (louvor, coral, teatro, etc);
– programa para as crianças em risco;
– programa de apoio à família não cristã de crianças que vão à igreja sozinhas;
– grupos de intercessão formados também por crianças;
– acampamentos, clubes bíblicos,
– aconselhamento aos pais;
– treinamento, reciclagem e pastoreio constantes para os obreiros infantis.

É necessário que a igreja invista em seus líderes e professores preparando os e treinando-os de modo a alcançarem efetivamente as crianças. Que tipo de alimento tem sido oferido a nosso rebanho? Por falta de interesse dos seus líderes/ pastores, chega-se até a passar para as crianças filmes da Disney e da Xuxa, sob a alegação que “as crianças gostam…”

Confesso que ao escrever este artigo nesta manhã, eu chorei na presença do Senhor, pois estou iniciando na minha igreja, no ministério com as crianças (berçario), e vejo o quanto as pessoas pensam errado em achar que a criança é a igreja de amanhã, essas crianças são a igreja de hoje, se não ivermos essa verdade, não haverá igreja manhã…

Louvo a Deus por me incomodar e incomodar muitos irmãos para este ministério, porque se nós que aprendemos a verdade não aplicarmos na vida destas crianças, virá outros e ganhará nossos pequenos, e aí como recuperá-los das mãos do inimigo, se podemos fazer isto enquanto a tempo.

Peço que meditem, orem e jejuem a respeito do seu chamado, no que Deus colocou em suas mãos. Como mãe, como obreira no ministério infantil, e como missionária da AMME Evangelizar, quero convidá-los a ler este livro: Pastoreando as crianças desta geração. (Autora Claudia Guimarães). Uma ferramenta indispensavél para pais, professores e líderes de ministério infantil, um apelo apaixonado à excelência do trabalho com os melhores e mais preciosos agentes do Reino: as crianças!

Adquira este livro na Livraria Salva Vidas, no 0800 121 911, pelo valor de R$ 21,00

Deus os abençoe!

Miss. Rose Serigatti
EAE – Treinando líderes para ganhar almas

No related posts.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Amme Evangelizar, Desafios missionários, Ministério Infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s