TEATRO NA EVANGELIZAÇÃO – ESQUETES

ESQUETES são peças de teatro rápidas, que duram entre 5 a 15 minutos, no máximo, em que você pode misturar outros recursos cênicos (palhaços, dança, pantomima, mímica etc) melhorando ainda mais a maneira de comunicar o que se quer, em nosso caso, o evangelho.

Na verdade, o que na esquete é muito útil quando usada para a evangelização é a rapidez com que se comunica, pois, a concentração das pessoas está cada vez menor. Outra vantagem é poder trabalhar com vários outros segmentos da encenação, tornando a esquete ainda mais interessante e abrangente. Segue, então, QUATRO DICAS de como ter um MELHOR APROVEITAMENTO em suas apresentações de esquetes:

PRIMEIRA DICA:

Nunca vire as costas para o público. Mesmo que uma ou outra cena exija um virar as costas, tente fazer isso poucas vezes e bem rápido, evitando, ao máximo, ficar de costas para o público. Às vezes, em algumas esquetes não se tem fala, somente gestos, esses, precisam ser vistos por seu público; dar muito as costas à platéia minimiza o entendimento do todo que se quer transmitir.

SEGUNDA DICA:

Seja o mais exagerado que puder. Quanto mais melhor, existe risadas e RISADAS. Quando fizer qualquer interpretação exagere ao máximo o que fizer, caras e bocas, um riso, um abraço, um choro, cair no chão, o que for, faça de uma maneira bem enérgica. Isso potencializa o entendimento da mensagem, tornando a cena muito mais engraçada ou mais dramática do que as pessoas estão acostumadas a ver no dia-a-dia.

TERCEIRA DICA:

Quando falar, fale o mais alto que puder. Todos precisam ouvir e geralmente não se tem microfones para ampliar sua voz, por isso, treine muito para falar sempre bem alto. Lembre-se: não use só a garganta, pois, em poucos minutos falando bem alto não terá mais voz. Use o diafragma, que comprime os pulmões impulsionando sua voz para mais longe sem machucar as cordas vocais. Fazendo a respiração correta, poupará sua voz e poderá repetir várias vezes o que está fazendo sem perder a voz.

QUARTA DICA:

Comunique-se muito com a platéia. Mas como se comunicar se algumas vezes a esquete é muda? Simples. Mesmo quando não se fala, podemos nos comunicar com a platéia. Sim, através dos olhares e gestos corporais ou faciais. Por exemplo, quando se derruba um objeto, olhe para a platéia de uma forma assustada e depois para o objeto caído e novamente para a platéia. Essa é uma maneira de comunicar que um objeto caiu, sem usar palavras. Se puder falar, pergunte à platéia, envolva-a na esquete.


(jovens da Igreja Batista em Diamante do norte, PR)

Siga os seguintes PASSOS para uma melhor APLICAÇÃO da esquete:

PRIMEIRO PASSO:

Faça uma introdução da esquete. Algo que deixe a platéia com alguma expectativa. Prepare o terreno. Não gaste mais de um minuto fazendo isso.

SEGUNDO PASSO:

Faça a esquete sempre como se fosse a primeira vez, mesmo que já tenha feito muitas vezes. Isso fará com que você represente com mais entusiasmo.

TERCEIRO PASSO:

Ensine o que a esquete quer transmitir, faça as comparações, mostre o que acontece se tentarmos fazer como o personagem. Ensine a verdade.

QUARTO PASSO:

Mostre que essa verdade é da bíblia e onde a encontramos. Se necessário explique melhor o texto.

QUINTO PASSO:

Faça o apelo à mudança. Apresente um caminho em que as pessoas poderão seguir para mudarem a direção de suas vidas em direção a Deus.

Fonte: AMME EVANGELIZAR

¬^^

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em esquetes, Evangelismo criativo, Métodos de Evangelismo, Missões

2 Respostas para “TEATRO NA EVANGELIZAÇÃO – ESQUETES

  1. Parabéns pelo belo trabalho com o blog.Já estou seguindo.Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.Seus comentários também serão bem-vindos.www.hermesfernandes.blogspot.comAbraço fraterno.

  2. PODE DEIXAR AMADO, VOU CONFERIR, ABRAÇOS NA PAZ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s