Bíblia e comunicação – um livro que é comunicação – Parte 2

Bíblia e Comunicação
Erní Walter Seibert
IV Fórum de Ciências Bíblicas – Barueri, 5 e 6 de junho de 2008
______________________________

4. A Bíblia e comunicação – um livro que é comunicação – Parte 2


O evangelho de João nos lembra que a esta palavra que estava no princípio com Deus, esta palavra era Deus. Veja o texto: “No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte de vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.” (João 1.1-4)

Logo adiante, o Evangelho de João nos diz: “A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.” (João 1.10-14).

A Bíblia não é apenas registro da palavra de Deus. Ela tem poder e faz aquilo que Deus quer que ela produza. Por isso ela não volta vazia. Ela é propriamente linguagem-objeto e não meta-linguagem. Ela é comunicação da parte de Deus. Isso não é um reducionismo da da expressão bíblica, mas é um aspecto da mesma que não pode ser esquecido ou deixado de lado. Daí a razão pela qual esta palavra transforma e é chamada e propriamente é Palavra de Deus.


Daí porque, em várias passagens bíblicas, há advertências sobre o uso inadequado da palavra de Deus. A incoerência entre o pregar e o agir é condenada. Não adiantam belos discursos se não houver mudança de vida. A Bíblia existe propriamente para ser comunicada, para ser comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Bíblia, Comunicação, IV Fórum de Ciências Bíblicas, Linguística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s