Bíblia e Comunicação – Índice, repertório

Bíblia e Comunicação
Erní Walter Seibert
IV Fórum de Ciências Bíblicas – Barueri, 5 e 6 de junho de 2008
______________________________

3.8 Índice, repertório

Índice, em comunicação, é o mecanismo ligado ao sinal e ao código, que indica ao receptor que a mensagem está sendo enviada e considera as possibilidades desta mensagem ser aceita. Para determinar o índice de comunicação, é preciso analisar toda ambiência em que ela está ocorrendo e a experiência passada do receptor.


Quanto melhor a ambiência em que a comunicação se dá, quanto melhor a compeensão do sinal e do código por parte do receptor, quanto maior a afinidade entre a mensagem, o canal, e o código por parte do receptor, maior o índeice de comunicação.

Ligado ao conceito de índice está o conceito de repertório. Repertório está relacionado com linguagem. Quanto maior o repertório de linguagem que o emissor transmite, tanto menor o índice de comunicação junto ao receptor. As possibilidades de comunicação diminuem na medida em que é utilizado um maior repertório de códigos.

Na publicação de Bíblias, este é um problema que os tradutores se defrontam. Eles gostaria qur o índice de comunicação da tradução fosse o maior possível. No entanto, dependendo do público do leitor, vão ter de usar maior ou menor número de vocábulos (repertório) para que a comunicação tenha índice maior de comunicação.


Novo Testamento em Xerente

¬^^

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Bíblia, Comunicação, IV Fórum de Ciências Bíblicas, Linguística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s