Bíblia e Comunicação – Signo

Bíblia e Comunicação
Erní Walter Seibert
IV Fórum de Ciências Bíblicas – Barueri, 5 e 6 de junho de 2008
______________________________

3.4 Signo

O signo é o elemento no qual a mensagem é codificada no processo de comunicação. Ele é convencional e arbitrário. Não há no sino nada que o ligue ao seu significado senão a convenção de usá-lo. Ele foi arbitrariamente estabelecido e depois convencionado. Normalmente entende-se por signo qualquer evento fisíco usado em comunicação, seja entre seres humanos, animais ou máquinas. Signos podem ser letras, fonemas, notas musicais, impulsos elétricos e assim por diante.

Para haver comunicação entre emissor e receptor, é necessária haver entre eles um repertério comum de signos. Os signos são unidos em sistemas de signos ou sistemas de linguagem. Estes sistemas têm leis próprias. Vemos isso, por exemplo, no registro escrito de uma língua. Se utilizarmos o alfabeto latino, com seu número limitado de letras, apenas podemos expressar por escrito se conhecemos o sistema que está por detrás do uso destas letras. Os mesmos signos são usados para registrar a língua alemã, o inglês, o francês, o português e outras línguas.

Conhecer os signos não basta para entender a língua. O mesmo acontece com sistemas eletrônicos de comunicação. Um arquivo gravado em um sistema da Microsoft pode não ser entendido por outra máquina que não “conheça” o sistema de signos utilizado, ou, como também se diz, não conheça a linguagem utilizada.

Sem signos não há comunicação.

¬^^

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Bíblia, Comunicação, IV Fórum de Ciências Bíblicas, Linguística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s