Bíblia e Comunicação – Emissor e Receptor

Bíblia e Comunicação
Erní Walter Seibert
IV Fórum de Ciências Bíblicas – Barueri, 5 e 6 de junho de 2008
______________________________

3. Os Elementos Constituídos da Comunicação

Nos manuais mais simples de comunicação, fala-se que a comunicação é composa de três elementos básicos: Emissor, Mensagem, Receptor. No entanto, estes três elementos básicos não conseguem expressar a complexidade do processo de comunicação. Ele é bem mais amplo que isso. Vamos ampliar este quadro, começando desta fórmula básica.

3.1. Emissor

É o que transmite a mensagem. Pode ser um indivíduo, uma organização, um grupo de pessoas, ou um organismo de difusão.

3.2. Receptor

O receptor é quem recebe a mensagem. O receptor pode ser uma pessoa, um grupo, um animal ou mesmo uma máquina. Mas vamos restringir esta questão a seres humanos. Mesmo assim, o processo continua complexo. Não siginifica que alguém tendo emitido uma mensagem e esta mensagem tendo chegado até o receptor, tenha ocorrido comunicação.

Normalmente se considera que houve comunicação se o receptor evidenciar, por meio de comportamento, que a mensagem o atingiu. No entanto, mesmo a mensagem tendo atingido a pessoa e ela tendo manifestado isso, não significa que o receptor compreendeu a mensagem.

Entre o emissor e o receptor há um caminho que é percorrido pela mensagem. Embora a mensagem tenha como ponto de partida o emissor, em comunicação ela é analizada do ponto de vista do receptor. Isso confere a todo processo certa subjetividade.

O caminho da comunicação passa pelos seguintes passos: o emissor tem uma mensagem a transmitir. Ele sinaliza que quer transmitir a mensagem procurando conquistar a atenção do receptor. O receptor, por sua vez, sinaliza que está entendendo a tentativa de comunicação do receptor. Aí o emissor codifica a mensagem que ele quer transmitir e a transmite por meio de signos. O receptor recebe os signos, aplica o código que conhece e decodifica a mensagem. A mensagem, entre emissor e receptor segue caminhos inversos.

Este processo de codificação e decodificação é campo de estudo de pelo menos duas ciências: a semiologia e a linguística. A semiologia tenta identificar quais os semas que o ser humano emprega, como ele chega a eles e como ele os utiliza. A linguística tenta explicar como o ser humano codifica as linguagens e quais as leis que as regem.

¬^^

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Bíblia, Comunicação, IV Fórum de Ciências Bíblicas, Linguística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s