Bíblia e Comunicação – Os Estudos da Comunicação

Bíblia e Comunicação
Erní Walter Seibert
IV Fórum de Ciências Bíblicas – Barueri, 5 e 6 de junho de 2008
______________________________

2. Os Estudos da Comunicação

Até o início do século passado, os estudos na área de comunicação não tinham se desenvolvido muito. Embora o ser humano já se utilizasse de muitas linguagens, como a escrita, a oratória, o teatro, o desenho, a pintura, a música, os estudos na área de comunicação tinham especificamente dois focos. Na comunicação escrita, foram desenvolvidos os estudos de gramática e redação, e na comunicação falada seguiam-se as regras de retórica, já conhecidas desde os tempos do classicismo grego.

No início do século passado começaram os estudos da lingüística. Saussure é nome de referência.

Ele procurou verificar se há alguma ligação entre a palavra e o objeto a que ela se refere. Por exemplo, se há ligação entre a palavra “árvore” e a planta à que se refere. E a conclusão foi que não há. Em português, o som “árvore” evoca na mente do ouvinte a idéia de uma árvore. Mas em espanhol já se tem o termo “arbol”, em alemão “baum”, em inglês “tree”. Nos quatro casos, a ligação é puramente casual. Não há nada de lógico entre a palavra e o conceito.

Além da lingüística, foram desenvolvidos estudos na filosofia da linguagem e na inter-relação da linguagem com outros campos do conhecimento humano.

Com o desenvolvimento da eletrônica, vieram os estudos da comunicação apoiada nestes meios. A comunicação não se dava mais apenas de forma oral e escrita. Os novos meios revolucionaram a comunicação.

Enquanto na comunicação escrita, a percepção do receptor era totalmente linear – é preciso ler palavra por palavra para alcançar o sentido de uma frase, na comunicação oral, temos a integração entre o som e a imagem. No som não temos apenas a linearidade presente, mas também a espacialidade. Além do som, a imagem foi acrescida à comunicação. A comunicação se viu acrescida do conceito de espaço. Na palavra falada temos o timbre, a velocidade do discurso, o volume da voz, que não são propriamente o conteúdo da mensagem, mas interferem definitivamente na compreensão do conteúdo. E na imagem temos outros elementos que interagem com o conteúdo das palavras e até mesmo o modificam.

Com o desenvolvimento da eletrônica, os elementos da comunicação foram se separando. Primeiro veio o telégrafo. Aí, as letras eram transmitidas em forma de sinais sonoros eletrônicos. Depois, a voz podia ser transmitida pelo telefone, pelo rádio. Percebeu-se que o efeito de uma carta e um telegrama era diferente entre o receptor da mensagem, não tanto pelo conteúdo da mensagem, mas por causa do meio. O telegrama exprimia certo sentido de urgência que a carta não tinha. O rádio tinha um efeito mais amplo. Ele criava na mente do receptor um mundo imaginário.

Enquanto a mensagem era ou escrita ou falada, havia um mundo limitado na comunicação. Aos poucos foi se unindo a imagem. Superou-se rapidamente a experiência do teatro, já muito antiga. Os meios eletrônicos criaram o cinema, primeiro mudo e depois falado. Depois veio a televisão. Hoje estamos na era dos multi-meios.

O grande estudioso, considerado o pai da comunicação, McLuham disse que o meio é a mensagem. Quando se separou a mensagem em seus meios componentes – emissor, mensagem, conteúdo, meio de comunicação, receptor – verificou-se que o meio tem um efeito enorme sobre o receptor que vai além do conteúdo transmitido.

Evidentemente tudo isso tem grande influência e inter-relação no que se refere ao tema Bíblia. Como a Bíblia se comunica? Qual a diferença entre a comunicação da Bíblia escrita, em áudio, em vídeo ou em outro formato? Voltaremos a esta questão mais tarde.

¬^^

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Bíblia, Comunicação, IV Fórum de Ciências Bíblicas, Linguística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s