Verbos II – Capítulo IV do livro "Noções do Grego Bíblico"

O Modo Verbal

“O modo indica a maneira em que se realiza uma afirmação verbal”. (BERGMANN & REGA: 029)

“O indicativo é o modo da declaração feita com segurança: afirma fatos como se fosse realidade”. (BERGMANN & REGA: 029)

“O subjuntivo é o modo da probabilidade, da incerteza, da dúvida; usa o subjuntivo quem fala com hesitação, expressando um fato como possível. É também o modo que expressa desejo, expectativa”. (BERGMANN & REGA: 029)

“O modo imperativo expressa ordem ou proibição, mas também pode expressar exortação,conselho ou súplica. Indica a intenção de quem fala, sem esclarecer se aquilo que foi expresso se tornará realidade ou não”. (BERGMANN & REGA: 029)

“O modo optativo pode expressar um desejo (que poderia se cumprir), ou uma mera possibilidade. A probabilidade de que o desejo ou a possibilidade se torne realidade parece ser mais remota do que o modo subjuntivo”. (BERGMANN & REGA: 029)

“O particípio é considerado como um adjetivo verbal, por ter características tanto de adjetivo como de verbo” (BERGMANN & REGA: 030)

“O infinitivo é considerado como um substantivo verbal, pois tem características tanto de substantivo como de verbo”. (BERGMANN & REGA: 030)

VOZ

“A voz expressa a relação entre o sujeito e a ação”. (BERGMANN & REGA: 030)

“A voz ativa indica que o sujeito realiza a ação expressa pelo verbo”.

(BERGMANN & REGA: 030)

“A voz passiva indica que o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo”.

(BERGMANN & REGA: 030)

“A voz média expressa uma ação que o sujeito realiza em si mesmo, para si mesmo ou de si mesmo”. (BERGMANN & REGA: 030)

PESSOA E NÚMERO

“Assim como no português, também no grego, os verbos têm terminações pessoais que indicam a pessoa e o número do sujeito que executa a ação”. (BERGMANN & REGA: 031)

“Mesmo que o sujeito já esteja implícito na terminação verbal, é possível que se queira destacá-lo ou enfatizá-lo. Nesses casos é acrescentado o pronome pessoal”. (BERGMANN & REGA: 031)

“Todo verbo se compõe de radical e terminação”. (BERGMANN & REGA: 032)

“O radical é a parte do verbo que permanece basicamente inalterada durante as modificações (flexões) que ele sofre”. (BERGMANN & REGA: 032)

“A terminação é a parte da flexão verbal que permite reconhecer a pessoa, o número e a voz. Essa terminação se compõe de vogal temática e desinência”. (BERGMANN & REGA: 032)

“A vogal temática, também chamada de vogal de ligação, é uma vogal que aparece entre o radical e a desinência, servindo de ligação entre esses dois elementos. Essa vogal é ómicron antes das desinências que começam com mi ou ni e épsilon antes das desinências que começam com outras letras”. (BERGMANN & REGA: 032)

“A desinência é a parte final do verbo, que varia de acordo com a pessoa, o número e a voz”. (BERGMANN & REGA: 032)

“De acordo com as desinências, os tempos verbais podem ser classificados em primários (presente, futuro e perfeito) e secundários (imperfeito, aoristo e mais-que-perfeito)”. (BERGMANN & REGA: 032)

“Em português empregamos o infinitivo para enunciar o verbo (p.ex.: amar, dizer, partir). Em grego, a forma utilizada para esse fim é a da primeira pessoa do singular do presente do indicativo ativo (p.ex.: Português: falar [infinitivo], Grego: Legw = (eu) falo [o w indica 1ª pessoa do singular]”. (BERGMANN & REGA: 032)

“Temos então, no grego koinê, duas conjugações básicas: a conjunção em -w e em -mi”. (BERGMANN & REGA: 033)

“Existem verbos que, mesmo tendo significado de voz ativa, só aparecem escritos em formas de voz média ou passiva. Esses verbos são chamados de verbos defectivos ou depoentes”. (BERGMANN & REGA: 033)

¬^^

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Grego - noções do grego bíblico, Linguística, Tradução Bíblica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s