Verbos I – Capítulo IV do livro "Noções do Grego Bíblico"

VERBOS

“Verbo é toda a palavra que indica ação, estado, fenômeno natural, ocorrência, desejos e outros processos.” (BERGMANN & REGA: 025)

“É em torno deles eu se organizam as orações e períodos, conseqüentemente, é em torno deles que se estrutura o pensamento”. (BERGMANN & REGA: 025)

“A função do tempo verbal no grego é expressar o aspecto, a qualidade, o estado, ou o tipo de ação”. (BERGMANN & REGA: 025)

“No grego, assim como no português, o verbo tem tempo, modo, voz, pessoa e número”. (BERGMANN & REGA: 025)

“O tempo verbal no grego indica, p.ex., se uma ação está em andamento, em progresso, se desenvolvendo ou se já foi concluída, acabada; também pode transmitir a idéia de um estado que é resultado de uma ação acabada anteriormente. Com tudo isso, o aspecto verbal informa sobre a maneira em que o narrador subjetivamente vê a ação”. (BERGMANN & REGA: 026)

Aspecto Durativo

“Uma ação pode ser contínua, estar se desenvolvendo, em andamento, acontecendo, progredindo, pelo fato de ainda não estar concluída, e nesse sentido ser incompleta”. (BERGMANN & REGA: 026)

Aspecto Pontilear

“Uma ação pode ser vista como um todo, sem especificar nem a maneira em que é realizada, nem a duração do processo verbal”. (BERGMANN & REGA: 026)

Aspecto Resultante

“O verbo também pode expressar um estado. Geralmente será um estado alcançado como resultado de uma ação verbal que o precedeu”. (BERGMANN & REGA: 027)

Os Tempos Verbais no Grego

“O tempo grego chamado presente denota uma ação contínua ou num estado incompleto. A ação é descrita como um progresso, em andamento, durativa ou linear”. (BERGMANN & REGA: 027)

“O futuro, como no português, indica o que vai acontecer. Geralmente expressa a idéia de uma ação pontilear, mas em alguns casos pode ser durativa”.(BERGMANN & REGA: 028)

“O imperfeito expressa uma ação que foi contínua por algum tempo no passado, mas que já cessou”. (BERGMANN & REGA: 028)

“O aoristo indica a ação de uma maneira simples, indefinida, sem especificar a sua duração” (BERGMANN & REGA: 028)

“O perfeito é o tempo que indica o processo de uma ação e, ao mesmo tempo, a existência real dos seus resultados”. (BERGMANN & REGA: 028)

“O mais-que-perfeito refere-se a uma ação acabada no passado que produziu certos resultados que continuaram a existir por algum tempo, até que cessaram.” (BERGMANN & REGA: 028)

¬^^

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Grego - noções do grego bíblico, Linguística, Tradução Bíblica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s